Grupo de Processos de Planejamento

Fluxos de Dados com Mapa de Entradas, Técnicas / Ferramentas e Saídas do Grupo de Processos de Planejamento, segundo o PMBOK 6a edição.

O grupo de processos de planejamento agrupa os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

Grupo de Processos de Planejamento

4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

Este é o processo de definição, preparação e coordenação de todos os componentes do plano e a consolidação em um plano de gerenciamento integrado do projeto. O principal benefício deste processo é a produção de um documento abrangente, que define a base de todo o trabalho do projeto e como o trabalho será realizado. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
Grupo de Processos de Planejamento: 4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto
4.2 - Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo

Este é o processo de criar um plano que documenta como o escopo do projeto e do produto será definido, validado e controlado. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o escopo será gerenciado ao longo de todo o projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
Grupo de Processos de Planejamento: 5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo
5.1 - Planejar o Gerenciamento do Escopo 

5.2 Coletar os Requisitos

Este é o processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de cumprir os objetivos. O principal benefício deste processo é que o mesmo fornece a base para definição e gerenciamento do escopo do produto e do projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
Grupo de Processos de Planejamento: 5.2 Coletar os Requisitos
5.2 - Coletar os Requisitos 

5.3 Definir o Escopo

Este é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do produto, serviço ou resultado e os critérios para aceitação.
Grupo de Processos de Planejamento: 5.3 Definir o Escopo
5.3 - Definir o Escopo 

5.4 Criar a EAP

Este é o processo de decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
Grupo de Processos de Planejamento: 5.4 Criar a EAP
5.4 - Criar a EAP

6.1 Planejar o Gerenciamento do Cronograma

Este é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto. O principal benefício deste processo é fornecer orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. 
Grupo de Processos de Planejamento: 6.1 Planejar o Gerenciamento do Cronograma
6.1 - Planejar o Gerenciamento do Cronograma 

6.2 Definir as Atividades

Este é o processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. O principal benefício deste processo é a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 6.2 Definir as Atividades
6.2 - Definir as Atividades 

6.3 Sequenciar as Atividades

Este é o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. O principal benefício deste processo é definir a sequência lógica do trabalho a fim de obter o mais alto nível de eficiência em face de todas as restrições do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 6.3 Sequenciar as Atividades
6.3 - Sequenciar as Atividades 

6.4 Estimar as Durações das Atividades

Este é o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades individuais com os recursos estimados. O principal benefício deste processo é fornecer a quantidade de tempo necessária para concluir cada atividade.
GP Planejamento: 6.4 Estimar as Durações das Atividades
6.4 - Estimar as Durações das Atividades 

6.5 Desenvolver o Cronograma

Este é o processo de analisar sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar o modelo de cronograma para execução, monitoramento e controle do projeto. O principal benefício deste processo é a geração de um modelo de cronograma com datas planejadas para a conclusão das atividades do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 6.5 Desenvolver o Cronograma
6.5 - Desenvolver o Cronograma

7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos

Este é o processo de definir como os custos do projeto serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientações e instruções sobre como os custos do projeto serão gerenciados ao longo de todo o projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
GP Planejamento: 7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos
7.1 - Planejar o Gerenciamento dos Custos 

7.2 Estimar os Custos

Este é o processo pelo qual se desenvolve uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar o trabalho do projeto. O principal benefício deste processo é que define os recursos monetários necessários para o projeto. Este processo é realizado periodicamente ao longo do projeto, conforme necessário.
GP Planejamento: 7.2 Estimar os Custos
7.2 - Estimar os Custos 

7.3 Determinar o Orçamento

Este processo  agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. O principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e o controle do desempenho do projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
GP Planejamento: 7.3 Determinar o Orçamento
7.3 - Determinar o Orçamento

8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade

Este é o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e suas entregas, e de documentação de como o projeto demonstrará conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade. O principal benefício desse processo é o fornecimento de orientação e direcionamento sobre como a qualidade será gerenciada e verificada ao longo de todo o projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
GP Planejamento: 8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade
8.1 - Planejar o Gerenciamento da Qualidade 

9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos

Este é o processo de definir como estimar, adquirir, gerenciar e utilizar recursos físicos e de equipe. O principal benefício deste processo é definir a abordagem e o nível de esforço de gerencial necessários para o gerenciamento de recursos do projeto com base no tipo e complexidade do projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
GP Planejamento: 9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos
9.1 - Planejar o Gerenciamento dos Recursos 

9.2 Estimar os Recursos das Atividades

Este é o processo de estimar recursos da equipe e o tipo e as quantidades de materiais, equipamentos e suprimentos necessários para realizar o trabalho do projeto. O principal benefício deste processo é identificar o tipo, a quantidade e as características dos recursos exigidos para concluir o projeto.  Este processo é realizado periodicamente ao longo do projeto, conforme necessário.
GP Planejamento: 9.2 Estimar os Recursos das Atividades
9.2 - Estimar os Recursos das Atividades 

10.1 Planejar o Gerenciamento das Comunicações 

Este é o processo de desenvolver uma abordagem e um plano adequados para atividades de comunicação do projeto, com base nas necessidades de informação de cada parte interessada ou grupo, de ativos organizacionais disponíveis e nas necessidades do projeto. O principal benefício deste processo é uma abordagem documentada para envolver as partes interessadas com eficácia e eficiência, apresentando informações relevantes de forma oportuna. Este processo é realizado periodicamente ao longo do projeto, conforme necessário.
GP Planejamento: 10.1 Planejar o Gerenciamento das Comunicações
10.1 - Planejar o Gerenciamento das Comunicações

11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos

Este é o processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto. O principal benefício deste processo é garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do gerenciamento dos riscos sejam proporcionais tanto aos riscos como à importância do projeto para a organização e para as outras partes interessadas. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto. 
GP Planejamento: 11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
11.1 - Planejar o Gerenciamento dos Riscos 

11.2 Identificar os Riscos

Este é o processo de identificação dos riscos individuais do projeto, bem como fontes de risco geral do projeto, e de documentar suas características. O principal benefício deste processo é a documentação de cada risco de projeto existente e as fontes gerais de riscos do projeto. Também reúne informações para que a equipe do projeto possa responder de forma apropriada aos riscos identificados. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 11.2 Identificar os Riscos
11.2 - Identificar os Riscos 

11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos

Este é o processo de priorização de riscos individuais do projeto para análise ou ação posterior, através da avaliação de sua probabilidade e impacto de ocorrência, assim como outras características. O principal benefício deste processo é que concentra os esforços em riscos de alta prioridade. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
11.3 - Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos 

11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos

Este é o processo de analisar numericamente o efeito combinado dos riscos individuais identificados e outras fontes de incerteza nos objetivos gerais do projeto. O principal benefício deste processo é que quantifica a exposição ao risco geral do projeto, e também pode fornecer informações quantitativas adicionais dos riscos para apoio do planejamento de respostas aos mesmos. Este processo não é necessário para todos os projetos mas, quando usado, deve ser realizado ao longo de todo o projeto.
GP Planejamento: 11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
11.4 - Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos 

11.5 Planejar as Respostas aos Riscos

Este é o processo de desenvolver alternativas, selecionar estratégias e acordar ações para lidar com a exposição geral aos riscos, e também tratar os riscos individuais do projeto. O principal benefício deste processo é que identifica formas apropriadas de abordar o risco geral e os riscos individuais do projeto. Este processo também aloca recursos e adiciona atividades em documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário. Este processo é realizado ao longo do projeto.
GP Planejamento: 11.5 Planejar as Respostas aos Riscos
11.5 - Planejar as Respostas aos Riscos 

12.1 Planejar o Gerenciamento das Aquisições

Este é o processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando vendedores em potencial. O principal benefício deste processo é que determina se é necessário adquirir produtos e serviços externos ao projeto e, neste caso, o que adquirir e também como e quando adquirir. Bens e serviços podem ser adquiridos de outras partes da organização executora ou de fontes externas. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
GP Planejamento: 12.1 Planejar o Gerenciamento das Aquisições
12.1 - Planejar o Gerenciamento das Aquisições 

13.2 Planejar o Engajamento das Partes Interessadas

Este é o processo de desenvolvimento de abordagens para envolver as partes interessadas do projeto, com base em suas necessidades, expectativas, interesses e potencial impacto no projeto. O principal benefício é que fornece um plano acionável para interagir com eficácia com as partes interessadas. Este processo é realizado periodicamente ao longo do projeto, conforme necessário.
GP Planejamento: 13.2 Planejar o Engajamento das Partes Interessadas
13.2 - Planejar o Engajamento das Partes Interessadas

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